Ata da I Sessão Sinodal

 

PREFEITURA DA CASA PONTIFÍCIA

XI Sínodo dos Bispos

A Formação ao Ministério Ordenado

 

SESSÃO PRIMEIRA

Segunda-Feira da VII Semana da Páscoa

17 de Maio de 2021

 

Recebereis a força do Espírito Santo, que descerá em vós, e dareis testemunho de mim até os confins da terra, aleluia! (At 1,8)

 

Por mercê de Deus, deu-se início a I Sessão Sinodal do XI Sínodo dos Bispos, a 17 de Maio do ano do Senhor de 2021, sob o pontificado de Clemente II, ministrada por Sua Santidade.

 

Ao realizar a saudação inicial, o Santo Padre proferiu sua palavra, seus sentimentos acerca da realização de mais um trabalho de suma importância ao orbe clerical virtual, foram palavras duras, exortando a postura do ofício exercido pelos membros deste mesmo apostolado, o Papa também se expressou com a grande alegria que tem ao ver o suor derramado por cada um dos autênticos pastores, que dão o seu dia a dia pelo apostolado, com os desejos de ter a realização de um abençoado sínodo a todos seus membros.

Concluído o rito de saudação e apresentação, Dom Joseph Card. Ravassi tomou a palavra, e trouxe a assembleia reunida, seus sentimentos de júbilo, por ter reunido o episcopado habbiano no XI Sínodo dos Bispos. Com a palavra Dom Ravassi também pontuou que este é o responsável por definir os horizontes formativos sacerdotais futuros, este sendo o terceiro sínodo conduzido pelo o mesmo eminentíssimo cardeal, expressou ainda o seu desejo para a realização de um sínodo exemplar, onde os bispos colocam em prática o múnus de seu episcopado no exercício solene, rogou ainda a intercessão de São Carlos, recomendando a firme confiança no Sagrado Coração e na Virgem de Fátima, neste mês mariano.

Após este breve momento de saudações, o Cardeal Ravassi convidou o seu colega purpuro, o cardeal Snaif, decano, que conduziu a sessão primeira como que voltada a recordação da trajetória lançada deste o X Sínodo dos Bipos, em junho de 2020, passando pelo Concílio de Jerusalém, Dom Snaif, com a palavra da Nova Evangelização:

Após o termino da fala, Dom Snaif o decano, convida Dom Carlo Ventresca a conduzir a sessão com sua fala retratou sobre a importância da atração dos jovens ao nosso apostolado, apresentando ele em sua essência, revelando quem somos e o que fazemos, assim, constituindo a continuidade do apostolado por novos membros que se sintam atraídos pelo desejo comum da evangelização virtual.

Quando concluiu Dom Ventresca, o Presidente convidou Dom Kekeison, da Educação Católica, para discursar, o Cardeal Kekeison conduziu seu discurso atrelando o fato que a Igreja Católica Virtual Habbiana não está ativa a fabricar cristãos em uma cadeia de produção, mas, trazer a particularidade do contato com cada um enquanto comunidade reunida, amadurecendo, construindo a comunidade. Destacou que o documento em questão produzido a primeira sessão, fora de grande valia por isto, para lembrar que os evangelizadores não precisam de falas prontas e textos copiados. Lembrou que sim a formação católica é necessária como norteadora, não como principal atuante, o que deve atuar para a evangelização dos clérigos é a dinâmica no contato, o ardor espontâneo por falar de Jesus Cristo.

O Santo Padre teve um momento de fala e concluiu: “O Amor é dinâmico, como Dom Kekeison nos declarou, e então fiquei encafifado com esta fala, o amor é movimento, se nós amamos a Igreja precisamos realizar o movimento de saída em nós, e ir ao encontro do outro. Mas só conseguiremos isto, se amarmos a Igreja”.

Foi convidado então, o bispo auxiliar de Salvador, Dom Hery, saudando o Presidente da Sessão, Dom Hery trouxe a relatoria seu ponto de vista, saudando a consonância linear entre o documento do dia e o “grande” concilio de Jerusalém

Após a fala de Dom Hery, Dom Darllan subiu ao púlpito e continuou, expressando suas politicas acerca da importância do múnus episcopal e sua interação direta com o orbe habbiano.

Após, Dom Iago repassou os avisos e a agenda, dando espaço para o Presidente concluir a primeira sessão. Ele agradeceu a participação dos membros da Comissão Sinodal para a Nova Evangelização, pelo belíssimo desenvolvimento na primeira sessão.

Assim por entre aclamações de Viva Ao Papa, o Sumo Pontífice se revestiu da estola e se dirigiu a frente para dar a benção final.

Concluiu-se, com a bênção, a I Sessão Sinodal do XI Sínodo dos bispos, aos 17 dias do mês de Maio do ano do Senhor de 2021, sob o pontificado de Clemente II.

 

Escrito pelo Excelentíssimo

+ Dom Iago Alves